Turismo

5 dicas para reduzir o estresse e viver melhor

5-dicas-para-reduzir-o-estresse-e-viver-melhor.jpeg

Frequentemente, ao fazer um balanço das suas vidas, a maioria das pessoas estabelece como meta ter uma rotina mais saudável e menos estressante. Segundo um estudo aplicado em 56 empresas no Brasil, 62% dos trabalhadores consideram o estresse como o principal fator responsável por diminuir a produtividade, além de estar diretamente ligado a vários problemas de saúde.

Para saber como reduzir o estresse, adotar hábitos mais saudáveis e melhorar sua qualidade de vida, confira as 5 dicas que reunimos neste post. Prepare-se para relaxar!

1. Relaxe assim que acordar

Muita gente acredita que os primeiros minutos de um dia são capazes de decidir se ele será bom ou ruim. Por via das dúvidas, é possível tomar alguns cuidados para garantir que você acorde relaxado e se mantenha assim durante o dia todo.

É recomendável dormir cerca de 7 horas por noite, por isso, procure não dormir muito tarde. Antes de deitar, ajuste o despertador de modo a ter, pelo menos, 10 minutinhos antes de se levantar, durante os quais você pode fazer exercícios de respiração, repassar todas as tarefas do dia ou apenas relaxar. Também, se programe para ter tempo suficiente para se arrumar com calma antes de precisar sair de casa.

Veja também: O que é termalismo e quais os benefícios?

2. Controle a respiração

Por falar em respiração, existem diversos exercícios que você pode fazer ao longo do dia, quando sentir que está ficando ansioso ou irritado.

Uma das técnicas mais conhecidas se chama “respiração coerente” e consiste em respirar fundo 5 vezes por minuto, durante dez minutos, inspirando e expirando em intervalos iguais. Segundo a pesquisadora responsável pela criação da técnica, 20 minutos desse exercício ao dia podem fortalecer seu organismo e combater a ansiedade.

3. Aprenda a dizer não

Antes de seguir essa dica, tente pensar em situações que se repetem frequentemente nas quais você gostaria de ter coragem de dizer “não”. Tente entender se essas situações são resultado de uma insegurança ou necessidade de agradar a todos o tempo todo — o que é muito provável.

É importante saber que, além de não ser um comportamento saudável, agir assim pode influenciar negativamente o modo como as pessoas te veem. Profissionalmente, pode parecer que você não tem determinação e postura profissional. Pessoalmente, você pode dar a impressão de ser alguém sem graça e sem personalidade. São motivos suficientes para repensar essa postura, não acha?

Veja também: Aprenda aqui como cuidar da sua saúde!

4. Entre em contato com a natureza

Estar em contato com a natureza, além de fazer bem à saúde, é um ótimo método para reduzir o estresse. A luz solar, em contato com a pele, estimula a produção de vitamina D, que ajuda os nossos músculos a trabalharem melhor e aumenta os níveis de energia no organismo.

Com a rotina corrida, pode ser difícil ter esse contato. Porém, tente priorizar esses momentos durante o fim de semana, viajando para locais que proporcionem uma conexão maior com a natureza.

O Grand Hotel, por exemplo, tem uma localização privilegiada, que garante aos seus hóspedes o que de melhor a natureza tem a oferecer: ar puro, clima de montanha, ambiente silencioso e tranquilidade em meio ao verde.

Veja também: Ecoturismo: razões para se desligar da cidade e aproveitar a natureza

5. Pratique exercícios físicos

A primeira coisa que imaginamos ao falar de exercícios físicos são os benefícios para o corpo. Entretanto, a prática também é capaz de afetar seu cérebro por meio de neurotransmissores como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

A boa notícia é que os benefícios da atividade física não ocorrem somente durante o exercício ou logo em seguida: se exercitar com frequência contribui para o aumento da disposição para tarefas diárias, bem como para a diminuição de tensões e melhora da coordenação motora.

Esperamos que, com as nossas dicas, você consiga reduzir o estresse e conquiste uma vida mais equilibrada. Caso tenha alguma sugestão que deixamos de fora desta seleção, que tal compartilhá-la conosco? Deixe um comentário!

Veja também: Lugares no Brasil e no mundo para meditar

Sobre o autor

Equipe Grand Hotel Pocinhos

Deixar comentário.

Share This